A magia no forum segue as regras de magia do Sistema de RPG Daemon, elas parecem ser meio complexas, mas quando se pega o jeito tudo fica fácil.
Só é preciso entender que existe varias formas e caminhos de magia que quando combinados geram efeitos em questão.
Para ser um mago o personagem precisa comprar o aprimoramento poderes Mágicos e ter a Perícia Magia, caso contrário não poderá fazer magia e feitiços.
Quando o personagem começa o jogo ele tem um quantidade de pontos de Focus, que ele utilizará para comprar os caminhos mágicos, quanto maior o valor em um determinado caminho, maior o poder da magia.
Existem 12 Caminhos de magia. E 3 Formas
Formas são o que se pode fazer com a magia
São elas:
Criar: permite criar o elemento da magia específica ou invocar de outra dimensão.
Entender: literalmente entender, saber habilidades e se entrosar com a magia
Controlar: controlar o elementos e seus efeitos da magia, controlar a magia em si.
Caminhos Elementais
Fogo: O Mais traiçoeiro e perigoso dos elementos, o limite do poder do mago do fogo é o quanto ele quer se arriscar.
Água: Magos considerados instáveis igualmente ao nível da maré do oceano, eles as vezes mudam de pensamento na mesma velocidade.
Ar: Aqueles que veneram a força dos ventos e das tempestades, também esta ligado a magia dos cheiros e dos sons.
Terra: Um mago da terra ve sua arte como as forças que compõem o planeta e suas fundações.
Luz: Não só indica a magia do bem ou da bondade, mas também a magia da ilusão, da luz em geral.
Trevas: magia que controla a escuridão, as sombras e o lado mau da magia, todos os magos das trevas são mau vistos ou temidos.
Caminhos Naturais
Animais: Lida com o controle e invocação de animais sejam selvagens ou domésticos, mas apenas de animais comuns e não monstros e seres míticos.
Plantas: Criação e controle das plantas e vegetação a volta e o ambiente.
Humanos: Pode trabalhar com o espirito humano e sua vontade, a mente humana e o controle do corpo e ossos, daqui se originam as magias de cura.
Caminhos Arcanos Negros
Spiritum: Lida com controle e invocação de espíritos de qualquer tipo sejam bondosos ou malignos, pode lidar tb com sonhos e mundo astral.
Arkanum: Lida com os demónios e bestas malignas, desde seu controle e invocação.
Metamagia: Lida com a deteção, absorção e anulação da magia em si, lida também com tempo e espaço e a abertura de portais para outros mundos e teletransporte
Caminhos Secundários
Os caminhos secundários são dados pela mistura de dois caminhos de magia para gerar um efeito único, esse caso a combinação só será permitida se ambos os valores forem iguais para o perfeito equilíbrio do efeito da magia.
Exemplos de Caminhos Secundários.
Gelo (Água+Ar)
Relâmpago (Ar+Luz)
Cinzas ou Fogo Negro (Fogo+Trevas)
Fumaça (Fogo+Ar)
Magma (Fogo+Terra)
Lama (Terra+Água)
Venenos (Água+Trevas)
Cristais ou Magnetismo (Terra+Luz)
Vitalidade ou Vapor (Água+Luz)
Pó e Corrosão (Terra+Trevas)
Animais+Metamagia (animais míticos, dinossauros, animais mágicos)
Terra+Humanos (Implante prótese, cibernético)
Arkanun+Animais (demónios familiares)
Arkanun+Spiritual (Voodoo, Necromância)
Humanos+Caminho Elemental (Transformação Elemental do corpo)
Existem varias combinações entre as magias e depende unicamente da criatividade do jogador, bom senso e permissão do Narrador.
Como comprar Focus?
Para comprar o focus personagem precisa do aprimoramento Poderes Magicos, cada ponto nesse aprimoramentos lhe confere um numero limitado de pontos de focus para colocar e comprar magias.
Se um personagem compra Poder Magicos 3 ele vai ter 5 pontos para colocar em Focus de Magia.
Ele precisa pegar os Caminhos e as Formas podendo fazer qualquer combinação possível e de acordo com o tipo de mago que é.
Exemplo Não se pode ter apenas Fogo 5 (faz o que com o fogo?) nem Criar 3 (cria o que?), mas pode se ter, Criar 2 e Fogo 3, totalizando (somando Forma+Caminho) Criar Fogo 5.
Só é permitido somar Forma+ Caminho, quando se une dois caminhos diferentes para buscar um efeito, se toma o valor mais baixo. Exemplo Humanos 3 e Fogo 2, Então poderia combinar Braço de Fogo 2
Exemplo.
Personagem tem 5 pontos de focus e compra 3 pontos em focus em Fogo e 2 em Criar, então o limite de sua magia é Criar Fogo 5.
Não tem como comprar apenas Criar 5 (criar oq?) ou Fogo 5 (como vc usa isso)
A combinação depende da vontade e criatividade do personagem.
Um personagem pode até mesmo ter os efeitos de um caminho secundário, exemplo ele pode comprar focus 3 em Gelo e terá Gelo 3
Porem ele apenas se manterá em gelo não poderá fazer as magias que forma gelo como Água e Ar.
Pontos de Magia
Pontos de Magia são o combustível para executar as magias e efeitos, quando o jogador comprar o aprimoramento Poderes Mágicos ele ganha uma quantidade de Pontos de Focus. Os pontos de Magia são igual a Força de Vontade do Personagem - 10 e em seguida dividida por 2. ((WILL-10) / 2).
Quanto maior o poder da magia mais pontos de magia o personagem gasta.
Traduzindo quanto maior pontos de Focus de uma magia feita mais pontos de magia são gastos.
Seguindo SEMPRE essa tabela abaixo.
Focus | Gasto em Pontos de Magia |
1 e 2 | 1 Ponto de Magia |
3 e 4 | 2 Pontos de Magia |
5 e 6 | 3 Pontos de Magia |
7 e 8 | 4 Pontos de Magia |
9 e 10 | 5 Pontos de Magia |
Então se um personagem com Fogo 6 criar uma bola de fogo e atacar seus inimigos ele gastará 3 pontos de magia.
Um personagem ganha UM ponto de magia e UM ponto em Focus para CADA nível que ele sobe.
Um personagem recupera 1 ponto de Magia a cada hora (recomendado fora de combate)
Magias
Ter o focus é apenas o poder, mas para executar os efeitos o personagem precisa da magia, feitiço ou efeito especial que ele quer fazer.
No primeiro nível um personagem pode criar DUAS magias de início e poderá usa-las quando quiser gastando o focus necessário, isso não depende do nível de focus do personagem se a magia ter um efeito fraco ela gastará pontos de magia na mesma proporção.
Exemplo:
Personagem tem Criar Fogo 5, mas ele usa uma magia de criar uma pequena fogueira, ele não precisa de Criar Focus 5 para isso, Criar Fogo 1 em é suficiente, então ele gastaria pontos de magia referente a Focus 1 (no caso 1 ponto de magia) ao invés de gastar 3 (referente a Focus 5)
Uma vez a magia criada ela será adicionada na ficha do personagem com descrição, efeito, custo e danos (caso tenha).
Não importa o nome ou descrição da magia ela seguirá os limites de focus descritos na tabela abaixo.
Focus | Aumento de Atributo | Dano Direto | Aumento de Dano | Proteção | Atributo |
1 | +2 | 4 | +1 | IP1 | 4 |
2 | +4 | 8 | +2 | IP2 | 8 |
3 | +6 | 12 | +4 | IP3 | 12 |
4 | +8 | 16 | +6 | IP4 | 16 |
5 | +10 | 20 | +8 | IP5 | 20 |
6 | +12 | 24 | +10 | IP6 | 24 |
7 | +14 | 28 | +12 | IP7 | 28 |
8 | +16 | 32 | +14 | IP8 | 32 |
9 | +18 | 36 | +16 | IP9 | 36 |
10 | +20 | 40 | +20 | IP10 | 40 |
Magia de Improviso
Muita vezes o personagem não tem a magia ou feitiço certo para executar uma tal ação ou fazer um determinado efeito que ele queira.
Então ele improvisa um efeito e usa seu poder magico pra ativar esta ação.
Isso segue as mesmas regras de executação de qualquer magia, mas por não ser conhecida ou criada detalhadamente o personagem tem um redutor de -2 (menos dois pontos) em seu Focus para executar a magia, obviamente ela sai mais fraca.
Personagens com Focus 1 ou 2 NÃO podem executar magias de improviso por motivos óbvios.